Esta semana o assunto é o tal do Statement ou Declaração d@ artista sobre seu trabalho.

Tenho vídeo LIVE #aulasdauncool no Youtube sobre o assunto, um curso online especialíssimo “Escrever é preciso! O texto como processo poético e crítico” ministrado pela artista e professora Andréa Tavares e um guia amigo e super prático para ajudar artistas a escreverem e revisarem seus statements sempre que precisarem.

E, aqui segue, um post que publiquei há 5 anos atrás sobre o assunto que não se esgota.

Conteúdo originalmente publicado em doiseum.com, em 2 de agosto de 2014.

Introdução

robert_storr

O artista escolhe o que fazer e escolhe fazer arte ao invés de fazer um texto, ou às vezes, escolhe fazer um texto, mas de forma diferente do que faria um texto filosófico. Porém, feita essa escolha, isso não significa que eles são incapazes de escolher a alternativa – Robert Storr

Na arte, diferente de muitas outras disciplinas acadêmicas, a escrita não é a forma principal de comunicação. Imagens, objetos, e outros materiais alternativos são. Mas, da mesma forma que talvez não esperaríamos que artistas publiquem artigos em jornais ou apresentem teses em conferências, eles por várias vezes precisam discutir seu próprio trabalho e o trabalho de colegas.

.

Tornar-se um escritor efetivo e articulado só pode beneficiar sua prática do fazer arte. Pode ajudar você a convidar outros para a conversação sobre seu próprio trabalho, engajar um discurso crítico sobre história da arte e teoria, ou comentar novidades da arte contemporânea

.

  • Escrevendo o Statement
  • Começando
O objetivo principal ao escrever uma declaração do artista (ou artist statement) é discutir sua compreensão do seu processo, ideias e campo. O depoimento também lhe dá a oportunidade de definir a conversa crítica que você quer engajar através da sua arte.

.

Escrever depoimentos pode ser um processo doloroso. Ele envolve o uso de linguagem escrita para expressar ideias visuais e muitas vezes requer que você discuta aspectos da sua prática artística (a qual você ainda está começando a entender). Também é um processo sem regras indiscutíveis. Existem várias orientações e dicas úteis, entretanto, aqui vamos dar uma olhada geral nessas orientações.

Na primeiras fases do processo de escrita, é uma boa ideia ser o mais honesto possível consigo e fazer um balanço do que você sabe sobre a sua arte, o seu processo e suas ideias.

.

Considere perguntar a si mesmo:

  • O que estou fazendo?
  • Como estou fazendo isso?
  • Por que estou fazendo isso?
  • O que me influencia mais?
  • Como minha arte se relaciona com a arte de meus contemporâneos?
  • O que eu quero que os outros entendam sobre minha arte?
  • Estou disposto a discutir todos os aspectos do meu trabalho? Se sim, por quê?

ADQUIRA O GUIA COMPLETO PARA CONFECÇÃO DE ARTIST STATEMENT AQUI.

Estratégias de Escrita

Escrita livre e mapeamento mental são duas das estratégias de brainstorming mais prevalentes que podem ajudá-lo(a) a trabalhar suas deias.

  • Escrita Livre
  • Mapeamento Mental

Escrita livre é exatamente o que o nome diz: você deixar-se escrever e despejar no papel o máximo de ideias possíveis. Você pode considerar se dar um prazo de 15 minutos para soltar ideias e razões sobre porque você faz pinturas do jeito que você faz. Você pode tornar o processo mais ativo escrevendo em grandes folhas de papel pardo ou incorporando desenhos.

A segunda estratégia, de mapeamento mental, pode ajudar a traçar as relações entre diferentes ideias. Mapeadores mentais costumam usar papel branco sem pauta e começam escrevendo uma ideia principal no centro do papel. Em seguida, usando as setas ou linha pontilhada, eles conectam a ideia principal com outras ideias relevantes. Por exemplo, você pode escrever a resposta à pergunta “O que estou fazendo?” No meio da página e, em seguida, use setas para mostrar como essa frase se conecta com o “como” e “porquê” da sua tomada e processo de pensamento.

.

Independente da estratégia que você usar para lhe auxiliar no começo da escrita, lembre-se que o processo de pensamento pode levar um longo tempo, talvez até mesmo alguns meses. Não procrastine, mas não se apresse também.

Elementos Chaves

mariko2

No geral, um depoimento do artista deve abordar o que você faz, como você faz isso, por que você faz isso e sua compreensão do significado do seu trabalho.

  • O Que
  • Como
  • Por que
Como você descreve o que você faz é fundamental para a sua afirmação, mas sua descrição não precisa se alongar. Dê a seus leitores uma ideia clara do que seu projeto artístico inclui realmente. Afirmações simples como a reivindicação de Damien Hirst para fazer “pinturas perfeitamente idiotas” pode ser mais do que suficiente, desde que ela apóie sua descrição de como e por que você faz o que você faz.

.

Exemplos:

“Eu estou fazendo uma iluminista Cápsula para o público a meditar no interior – realidade virtual na qual as pessoas podem experimentar ideias antigas do Oriente… mas eu não estou interessada em usar coisas antigas; mas sim em conectar [o público] com a vida contemporânea por meio da tecnologia que temos agora.” – Mariko Mori

.

“Eu pinto representações com níveis variados de conexão com a realidade. Dentro desse parâmetro eu estou sondando relações de conexão e separação, semelhança e diferença, entre imagem e o próprio eu.” – Rachel-Warkentin, CGU ’09

“O método, parece-me que, nasce naturalmente de uma necessidade e de uma necessidade também que o artista moderno encontrou de encontrar novas formas de expressar o mundo sob ele.” – Jackson Pollock

Seu depoimento deve definitivamente endereçar o método, uma vez que é o que preenche a lacuna entre suas ideias e sua produção. Como você trabalha e quais os materiais que você usa? Se você pinta no chão, porque é mais propício a acidentes e seu trabalho explora o acaso, você deve dizer isso. Se você costuma cobrir superfícies pretas com carvão, porque está interessado em redundância, mencione isso também. Você também pode descrever como você realizou trabalhos específicos, especialmente os trabalhos que você crer sejam fundamentais.

.

Você, no entanto, não precisa entrar em detalhes sobre as dificuldades de cada aspecto de seu processo. Apenas informe brevemente os aspectos mais importantes ou incomuns.

Exemplos:

“Eu geralmente não planejo as coisas com antecedência; mas sim vou deixar isso acontecer, às vezes esperando, às vezes perambulando até chegar o momento certo. Ele chega quando eu sentir a energia, acumulada daquele exato momento e lugar dentro do meu corpo. Aí então eu começo imediatamente a performance. É um templo móvel temporário que estabeleço. “- Kimsooja

“‘Promenade’ [a obra] foi totalmente conduzida pelo contexto. As relações internas de medição e colocação relacionadas com o eixo central do local. O posicionamento das placas retangulares seguiu uma rigorosa lógica na qual as placas inclinadas para fora e na direção da linha central criavamm um contraponto assimétrico. No entanto, a percepção da escultura contradiz a lógica da sua relação com o local. Quando você anda entre as placas, você vê fragmentos, você vê parte do trabalho, você não pode compreender o todo. ” – Richard Serra

Quando você pergunta [Jasper] Johns por que ele fez isso ou aquilo em uma pintura, ele responde de modo a livrar-se da responsabilidade. – Leo Steinberg

.

Ao explicar o “porquê” por trás de seu trabalho, você essencialmente está definindo um discurso para si mesmo.

.

Alguns artistas, como Jasper Johns, notoriamente evitam discutir o conteúdo de seu trabalho, e focam no físico, na composição e escolhas de materiais. Enquanto Johns consegue se esquivar com esse tipo de atitude evasiva, alguém como Marina Abramovic, que teve orgasmos durante as apresentações públicas, tem de ser mais aberto sobre as motivações psicológicas e pessoais de seu trabalho.

.

Crie estratégias cuidadosamente nesta seção do seu texto também seja seu editor. Se você quer, por exemplo, que seu trabalho seja discutido em termos de feminismo, aborde questões feministas. Porém se, mesmo sendo influenciado por artistas feministas, o feminismo não é crucial para o significado do seu trabalho, deixe o feminismo de fora.

.

Exemplos:

.

“Quando eu fiz a peça Vermelho Goya (Red Goya), um díptico onde duas cópias do mesmo negativo se justapõem em formatos de 40 × 30 e 24 × 20, eu queria forçar um engajamento com a questão do gosto do espectador, para examinar o poder do manifestação física da imagem alterar a sua impressão sobre uma pessoa. A impressão maior tem mais autoridade por causa de sua relação com a visualização corpórea em um espaço, como algo que você não pode absorver em um piscar de olhos? Algo que envolve você? Ou é a impressão menor mais poderosa com a sua resolução mais elevada? Mais uma joia preciosa na sua intensidade de cor? Mais preciosa em sua escala? ” –Eileen Quinlan

.

“Meu novo trabalho trata do esvaziamento do meu corpo: ‘Barco esvaziando, entrando no fluxo’ (‘Boat emptying, stream entering’). Isso significa que você tem que esvaziar o corpo/barco até o ponto onde você pode realmente ser conectado com os campos energéticos ao seu redor. Eu acho que os homens e mulheres em nossa cultura ocidental são completamente desconectados dessa energia, e no meu novo trabalho que eu quero fazer esta conexão possível. ” – Marina Abramovic

.

“Eu uso a minha própria imagem construída como um veículo para questionar ideias sobre o papel da tradição, a natureza da família, a monogamia, a poligamia, as relações entre homens e mulheres, entre mulheres e seus filhos, e entre mulheres e outras mulheres-ressaltando os problemas críticos e as soluções possíveis. De uma forma ou de outra, o meu trabalho infinitamente explode os limites da tradição.” – Carrie Mae Weems

Marina+Abramovic+The+Artist+is+Present_FilmStill12_MarinaAbramovic_Ulay_AAA-AAA_1978_courtesyMarinaAbramovic

 

Significado

“Eu não digo às pessoas o que as coisas significam, mas eu descrevo a maneira como eles ocorrem, a fim de atiçar a curiosidade das pessoas.” – Barbara Bloom

Seu depoimento artístico não precisa ditar o significado de seu trabalho, mas ele deve mostrar que você considerou cuidadosamente o que ele significa.

  • Espaço para Interpretação
  • Regra de Ouro e exemplos

“Eu acho que seria desastroso se você pudesse dizer qual era a mensagem de Hamlet… todos sairão com algo diferente dependendo se eles acabaram de abandonar um parceiro, se eles acabaram de ter um filho, ou se acabaram de serem demitidos de seus empregos.” – Beth Henley

.

Beth Henley pode estar certa sobre a boa arte tendo mensagens de potenciais infinitos. Ainda assim, um artista pode dizer bastante coisas sem esmagar esse potencial. Mesmo com um trabalho de camadas como Hamlet, de Shakespeare. O autor poderia ter dito algo como: “Eu queria explorar esse grande abismo entre eu e circunstâncias. Então eu coloquei um personagem com demônios pessoais dentro de uma estrutura social disfuncional.” – Shakespeare não disse isso, é claro, mas se tivesse, ele teria fornecido uma estrutura para a compreensão Hamlet ao mesmo tempo deixando espaço para a interpretação.

.

Por outro lado, se Shakespeare tivesse dito: “Quem vê Hamlet deve sair do cinema com uma aguda consciência de como a sociedade molda a identidade”, ele teria fechado a porta a significado do jogo. E ele teria pedido por uma briga com todos que discordassem.

A regra de ouro? Compartilhe suas ideias sobre significado, mas deixe os leitores e o público livres para engajarem o seu trabalho em seus próprios termos.

Exemplos:

“Meu trabalho recente coloca a expressão da identidade contra a perda da individualidade. Estou interessado na maneira como se tornar parte de um grupo estabelece identidade de um modo geral, mas também tira a ênfase do indivíduo.” – Rachel Warkentin, CGU ’09

.

“[O] trabalho convida confusão para vários níveis, e que “sentido” é gerado no processo de “resolver as coisas”. No nível mais óbvio, todos nós esperamos que as fotografias sejam fotos de algo. Assumimos que o fotógrafo observou um lugar, uma pessoa, um acontecimento no mundo e queria gravá-la. . . . O problema com o meu trabalho é que estas imagens não são realmente de qualquer coisa nesse sentido, elas registram apenas o que é incidental. ” – Uta Barth

.

“Eu quero fazer um trabalho que opere na linha entre o sucesso e o fracasso, na mesma linha que eu vejo quando eu penso sobre o modernismo e o pós-modernismo. Eu estou na posição de acreditar em otimismo e progresso, e ao mesmo tempo perceber completamente o quão erradas, absurdas e românticas essas crenças são. Eu quero alcançar as estrelas ao ser disparado de um canhão, mas sei que o canhão poderia me queimar, ou se isso não acontecer, as estrelas. ” – Jacob Butts, CGU ’09


.

QUER PRATICAR TUA ESCRITA A FUNDO? MATRICULE-SE JÁ NO CURSO “Escrever é preciso! O texto como processo poético e crítico” ministrado pela artista e professora Andréa Tavares

Estrutura

“Eu sempre digo aos meus alunos: ‘Nunca se esqueça de que você está escrevendo palavras! Você sabe, palavra um, palavra dois, palavra três, palavra quatro. As palavras têm de ser organizadas. As outras coisas não.'” – Dave Hickey

  • Organizando as estruturas
  • Descontruindo as estruturas

Um brainstorm pode ser tão útil na fase de estruturação como na fase de coleta de ideias. Se você é uma pessoa detalhista, considere estruturar o seu primeiro rascunho com bullet-points sobre o assunto de cada parágrafo que você queira endereçar. Isso lhe dará uma referência forte e rápida e também um senso de direção. Ou você pode querer fazer mais de mapeamento mental nesta fase e diagramar as relações entre suas ideias. Não importa o quão bem você planeje a estrutura de seu depoimento, de qualquer forma você provavelmente terá de reorganizá-lo mais tarde. Portanto, mantenha a mente aberta para esse fato.

Como você estrutura a sua declaração determina como suas ideias são percebidas. Por isso um planejamento cuidadoso é necessário. Você poderia ir até o final da folha, explicando o que você faz, como você faz isso, por que você faz isso, e como você vê o seu trabalho em relação à arte contemporânea em geral… ou você pode reverter essa estrutura de QUE-COMO-PORQUE, começando com a maior razão por trás de seu trabalho, encurtando assim o caminho para escrever o que você realmente faz. Você também pode optar por uma abordagem criativa e escrever em verso livre ou contar uma história. Mas se você optar por desviar-se de uma estrutura convencional, saiba que, como no fazer arte, quebrar as regras é, em última análise mais difícil do que mantê-las.


hickey

.

Estilo

“Este é o problema do escritor que estabelece deliberadamente o ‘enfeitamento’ de sua prosa. Você perde aquilo do que o torna único. O leitor geralmente nota se você está fazendo ares. Ele quer que a pessoa que está falando com ele soe genuíno. Portanto, uma regra fundamental é: seja você mesmo.” – William Zinsser

Independente da voz que você escolher para escrever, essas regras tendem a se aplicarem:

  1. Faça transições lógicas entre parágrafos;
  2. Omita palavras desnecessárias;
  3. Evite linguagem desnecessariamente complexa;
  4. Não sacrifique clareza em prol da arte. Sua primeira responsabilidade é a de comunicar de forma eficaz e estilística. Floreadas ou passagens esotéricas que obscurecem o significado do depoimento não lhe fará nenhum bem.

Teoria e História

Felix Gonzalez-Torres, que eu sei que lê teoria com cuidado, mesmo assim, fez questão de dizer que não era para ser lido em uma espécie de forma rigorosa, acadêmica, mas para ajudar a desbloquear os pensamentos e abrir perguntas. – Robert Storr

Muitos artistas temem não serem levados a sério se não situarem dentro de um contexto histórico ou teórico ao discutir seu trabalho. Enquanto seu depoimento certamente deve mostrar como o seu trabalho responde e se relaciona com a história ou a cultura contemporânea, você não precisa provar sua instrução em história da arte através de citações. Sua instrução será apresentada através da clareza e inteligência de sua escrita.

  • Sobre citações
  • Exemplos

Cite assuntos que você realmente quer discutir em relação ao seu trabalho. Se o seu trabalho investiga a natureza voyeurística de imagens, por exemplo, não cite Laura Mulvey apenas para mostrar que você sabe que ela escreveu sobre o assunto. Cite-a somente se a ótica por trás das ideias da artista influenciaram diretamente as SUAS ideias. A mesma diretriz se aplica a mencionar outros artistas; enquanto você, sem dúvida, foi inspirado por uma rica variedade de figuras históricas e contemporâneas, cite apenas aqueles que têm influenciado diretamente no que você faz.

Se críticos, membros de uma comissão, colegas ou público querem saber mais sobre como você se vê em relação a ideias históricas, artistas ou movimentos, eles podem sempre perguntar.

“[Hans] Holbein trouxe uma enorme dignidade ao seu trabalho (junto com a cores ricas e saturação). Houve uma igualdade de suas pinturas, eles não eram retratos de semideuses, eram apenas incrivelmente detalhadas e reais. Quando eu vi aquilo, eu percebi que eu queria espelhar seu trabalho com os membros da minha própria comunidade. Pareceu-me uma boa discussão, especialmente em relação à comunidade sadomasoquista, o que foi considerada (e ainda é considerada, até certo ponto) como predatória ou pervertida.” – Catherine Opie

“Nós não apenas nos referirmos à divisão de territórios, mas pensamos também da impossibilidade de estarmos inclinados politicamente para um lado em vez de outro, nesta terrível fase do conflito. Sentimentalmente, não se pode evitar de escolher um lado – isso é óbvio-, mas politicamente, é preciso recusar uma divisão binária e buscar critérios mais claros para a interpretação dos fatos. Hannah Arendt escreveu certa vez que ela não amava “quaisquer pessoas ou coletivos – nem os alemães, nem os franceses, nem os americanos, nem a classe trabalhadora, ou qualquer coisa desse tipo. Eu realmente amo apenas meus amigos e o único tipo de amor que  conheço e acredito é o amor às pessoas’. Amigos, é claro, podem estar de ambos os lados.” –Claire Fontaine, discutindo seu projeto de 2008 “Diviser la division”

“Eu fiz a primeira foto ‘Blumen’ depois de olhar para fotos livro de Robert Mapplethorpe. Fiquei impressionado com a quantidade de liberdade Mapplethorpe foi capaz de extrair a partir de seu modelo de contenção, que em amarrar e cortar seus modelos, ele parece ser capaz de trabalhar com pessoas como formas. Eu nunca pensei que minhas flores tinham alguma relação com as dele (que eu interpretava como irritantemente eróticas). Pensava nelas relacionando-as com bondage. Eu queria fazer as flores mais agressivas e irônicas e menos dóceis e sensuais.” – Collier Schorr

Escrevendo e Revisando

Uma frase clara não é obra do acaso. Muito poucas frases saem certas na primeira vez, ou até mesmo pela terceira vez. Lembre-se disto como um consolo em momentos de desespero. Se você achar que a escrita é difícil, é porque é difícil. É uma das coisas mais difíceis que as pessoas fazem. – William Zinsser

zinsser

Você pode ter semanas ou até meses para escrever, editar e revisar. Infelizmente, não importa quanto tempo você tem, nunca parecerá ser o suficiente.  A melhor estratégia para se mover através do processo de escrita é simplesmente se forçar a escrever com frequência e de forma rotineira e se permitir algum tempo para feedback e fazer revisões. A escrita e a revisão devem ser difícieis e demoradas – essa é a natureza da fera, e não há truques para se desviar dos desafios. Entretanto aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a gerenciar o processo de revisão:

  • Seis dicas de revisão

  1. Faça pausas frequentes e deixe suas versões editadas e rascunho incubarem. Quando você retornar com novos olhos, você pode ter uma nova visão sobre o que você escreveu.
  2. Torne o processo mais tátil e interativo, destacando à caneta as partes interessantes de seu depoimento em uma cópia impressa, faça um outline reverso em um quadro branco ou grave sua voz lendo o depoimento.
  3. Corte livremente frases, parágrafos ou seções inteiras. De qualquer forma é uma boa ideia fazer backup do que você escreveu em outra versão do documento. O novelista Emore Leonard diz que tenta deixar de fora as partes que os leitores pulam. Apesar da escrita necessitar de muita habilidade para se dominar, essa é uma boa meta para qualquer escritor.
  4. Mova seções ao redor. Às vezes, um rearranjo simples pode esclarecer ideias.
  5. Tenha alguém de confiança, um conselheiro, ou alguém que trabalhe com escrita e que tope ler múltiplos rascunhos do seu depoimento.
  6. Peça feedback não só sobre a sua escrita, mas também sobre a forma como a sua escrita se relaciona com a sua arte.

 

Fonte: Essa é uma tradução, adaptação e edição de texto original “Writing in Art: Introduction” do GCU Writing Center da Claremont Graduate University