.

Lygia Clark, Uma Poética Viva

APRESENTAÇÃO

Você irá perceber que esse curso propõe, a partir da obra de Lygia, uma investigação pessoal, uma jornada, com pequenos exercícios de contato com o seu corpo, sua sensibilidade, suas vivências pessoais, etc. Ou seja, ao mesmo tempo em que você conhece um pouco mais sobre o universo tão rico dessa artista, você também vai ser provocado, instigado a olhar para a sua obra, seja ela no início, ou já mais madura, não importa.

PARA QUEM É O CURSO

Para qualquer um que deseje abrir seu campo de percepções, sem julgamentos, para se alimentar das experiências de Lygia e abrir novas possibilidades para a sua produção e quiçá, para a sua vida. Por isso o curso de chama Lygia Clark: uma poética viva.

Vamos então colocar essa poética também em prática?

SOBRE O CURSO

MÓDULOS E UNIDADES

Clique nos títulos dos módulos para visualizar detalhes

Você vai estudar nessa primeira aula a formação inicial de Lygia Clark: seus primeiros professores e parceiros e como tais encontros reverberaram pouco a pouco no seu trabalho.

UNIDADE 1: Professores, amigos e influências

UNIDADE 2: A experiência de Lygia no Movimento Neoconcreto

Identificar a virada tridimensional na obra de Lygia Clark, a partir da descoberta da linha orgânica de Bichos e Obra Mole até o salto para a proposição Caminhando, que é seguida pela obra Pedra e Ar.

UNIDADE 3: Bichos, Trepantes e Vazio Pleno

UNIDADE 4: Nós somos os propositores

Analisar a fase das proposições coletivas de Lygia Clark. Identificar a presença da linha orgânica, vazio pleno e outros conceitos nesse momento. Examinar as diferentes proposições a partir da particularidade de cada uma.

Examinar a fase das proposições coletivas de Lygia Clark. Identificar os conceitos do rito sem mito e corpo coletivo nas obras. Examinar as diferentes proposições a partir da particularidade de cada uma.

UNIDADE 5: A fantasmática do corpo I

UNIDADE 6: A fantasmática do corpo II

Examinar a última fase da obra de Lygia Clark nomeada de A estruturação do Self. Analisar os materiais que eram utilizados e alguns casos clínicos. Inscrever tal fase dentro do contexto do trabalho da artista como um todo a fim de demonstrar seu desenvolvimento desde seus primeiros anos de produção.

Examinar a influência da poética de Lygia Clark no contexto artístico atual. Identificar os movimentos de apropriação, suas particularidades e diferenças.

UNIDADE 7: A estruturação do self

UNIDADE 8: Lygia Clark na contemporaneidade

Recursos e Gestão de tempo de Curso

Saiba em quanto tempo você fará este curso e quais as ferramentas estão disponíveis para completo aproveitamento e profundo aprendizado.

TEMPO

Todos os cursos da Uncool são pensados para você conseguir fazer no seu ritmo. Nos de ajudamos a não ficar pra trás mas com flexibilidade.

CONTEÚDOS

Este curso tem conteúdos textuais e em vídeo. Também estão programados encontros ao vivo (live). Todo material pode ser acessado no computador, tablet e celular.

Referências

Para cada unidade de conteúdo há uma “folha de questões, provocações e referências” com várias fontes e práticas para você se aprofundar em seus estudos.

PRÁTICAS

Não se engane! Apesar deste ser um curso online ele pode ser super prático. Todas as unidades são acompanhadas de proposições que te colocarão efetivamente em ação.

FÓRUM

Todos nossos cursos contam com um fórum de discussão exclusivo. Ele acumula todo conteúdo produzido por participantes durante o tempo de oferta do curso. Isso significa que mesmo depois que você tenha concluído os estudos, sempre haverão novos conteúdos, referências notícias.

LIVE

Quando você opta pela opção de tutoria*, você terá oportunidade de conversar ao vivo com toda turma do curso em sessões LIVE (através de nossa poderosa ferramenta de videoconferência). Profs da Uncool estão disponíveis para esclarecer todas suas dúvidas sobre o conteúdo e exercícios durante todo o tempo do curso. E você sempre poderá buscar por mais aprofundamento.

*A oferta com tutoria conta o acompanhamento de todo o seu percurso no curso por prof responsável, através de encontros online e fórum, periodicamente. Já na modalidade autoestudo, você acessa todo o conteúdo do curso sem cronograma definido por nós. Ou seja, você pode se matricular agora e começar a estudar já, programando sua agenda de acordo com suas necessidades.

MINISTRADO POR

Maíra Gerstner

Artista, educadora e terapeuta

Vive e trabalha em São Paulo. Foi professora do curso de Artes Cênicas no Instituto de Artes da Unesp em 2019 e no curso de Artes Cênicas da EBA-UFRJ entre 2015 e 2016. É doutoranda em Artes Cênicas pela ECA-USP, mestre em Comunicação e Estéticas pela ECO- UFRJ e graduada em Artes Cênicas pela ECA-USP. Tem formação em Psicomotricidade (Instituto Anthopos-RJ), e desde 2013 vem se aprofundando nas relações entre arte, educação e clínica a partir da poética de Lygia Clark, tendo estudado com Gina Ferreira e Lula Wanderley (Brasil) e Santiago García Navarro (Argentina). Realiza cursos, atendimentos terapêuticos individuais e em grupo articulando propostas artísticas ao contorno da clínica.

INSCREVA-SE JÁ

Matrículas abertas

R$ 760
  • Valor à vista com desconto para pagamento via Paypal*
  • Valor à vista integral para pagamentos via PagSeguro**
  • Cancelamento apenas se o curso não tiver sido acessado***
* Nossa operação comercial é baseada nos EUA onde é constituída nossa pessoa jurídica, por isso, no pagamento pelo Paypal há pagamento de taxas referentes à compra internacional.
** Disponibilizamos pagamentos via PagSeguro para alunos que desejam flexibilizar parcelamentos em muitas vezes no cartão ou preferem pagar por boleto. No entanto, como essa opção possui taxas maiores para nós, não aplicamos o desconto oferecido para pagamentos via PayPal.
*** Conheça nossas políticas e consulte nosso F.A.Q.
Em caso de dúvidas, por favor entre em Contato informando o nome do curso no assunto).

Matrículas encerradas. Você tem interesse neste título?

Entre em contato conosco para saber quando será oferecido novamente.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos.