Mãos À Obra
Ateliê de Arte Prática da Uncool Artist
Matrículas abertas até 08 de janeiro.
APRESENTAÇÃO

De onde vêm as ideias? Talvez seja de um lugar meio nebuloso, às vezes solitário, talvez estranho ou desconhecido. Certezas não funcionam ali. Inquietações e dúvidas sim. Neste espaço, podemos ir para além do previsível, onde é preciso deixar de lado as noções de certo e errado e explorar o “errar”, o “talvez” e o “por que não?”. Talvez nos sintamos vulneráveis, mas é aí que podem estar as potências e singularidades que procuramos. Uma coisa é certa: as ideias surgem quando estamos com a mão na massa, produzindo continuadamente e, especialmente nestes tempos difíceis, fazendo isso juntes.

PARA QUEM É O CURSO
- Para artistas, iniciantes, estudantes de artes e áreas criativas, que já tenham alguma produção inicial em qualquer linguagem ou queiram retomar sua produção artística.
SOBRE O CURSO
- O Mãos à Obra está aberto em dois horários (escolha um)
- Ter 15h às 18h ou Sáb 11h às 14h
- Início: Ter 12/01 ou Sáb 16/01
- 10 vagas por horário
O MÃOS À OBRA – ATELIÊ DE ARTE PRÁTICA DA UNCOOL é um lugar de encontros (online e ao vivo) para a investigação artística formal e poética através de práticas, estímulos e provocações abertas e atentas às diversidades e desdobramentos do fazer de cada participante.
É um espaço/tempo para você produzir, potencializar o que você já faz ou quer fazer, explorar linguagens diversas, materiais ou técnicas, ampliar seu repertório visual e teórico, conversar e discutir sobre processos artísticos contemporâneos.
E ter companhia, uma vez por semana, enquanto você está com as mãos na massa.
As atividades serão propostas e orientadas por artistas e arte-educadores do Corpo Ensinante da Uncool Andréa Tavares, Darli Nuza, Gabrielle Guido e Val Schneider. Educadoras que têm larga e diversa experiência em educação, prática de ateliê e abordagens artísticas que podem impulsionar seus trabalhos e contribuir com sua poética.
O Mãos à Obra se abre coletivamente e é um espaço que acolhe as multiplicidades da produção de arte contemporânea, articulando saberes e experiências interdisciplinares. As práticas propostas buscam contemplar também condições de trabalhos feitos em pequenos espaços, considerando que muitos artistas estão sem acessar seus ateliês, trabalhando em espaços limitados ou não têm mais seu estúdio por conta da pandemia.
Neste mesmo sentido, procuraremos também abordar procedimentos e materiais alternativos, buscando aproveitar o que você já tem ou sugerindo opções de mais fácil acesso.
Não há necessariamente um conteúdo programático fechado e sim, uma metodologia única e robusta que propõe desafios criativos que serão articulados de acordo com as questões e particularidades dos participantes. Sendo assim, começaremos com uma entrevista/conversa individual (online ao vivo) com cada participante para entender sua pesquisa, interesses e experiências.
Nossa metodologia busca criar uma ideia de percurso, para que cada um reflita sobre suas escolhas materiais e suas circunstâncias de produção.
ESCOPO
O que vamos produzir?
Acolheremos neste ateliê livre todos tipos de linguagem e de formas poéticas, de maneira interdisciplinar e expandida, e que contemple os interesses de todes.
Quais são os materiais que vamos utilizar?
Não há uma lista pronta. Definiremos juntos (você e nós) a partir da entrevista inicial, das primeiras conversas e a todo momento através dos exercícios que vamos propor. Traga seus materiais, ideias, roteiros, esboços etc.
Onde acontecem os encontros?
O Mãos à Obra é 100% online, super dinâmico e participativo. Nós prezamos por alta qualidade da experiência online sem ficar devendo nada às vivências presenciais. Para tanto, é importante que você tenha boa conexão à internet, computador, tablet ou celular que tenham boa câmera e bom microfone. E que esses equipamentos sejam o mais confortáveis para você.
Se seu trabalho pode ser fotografado, nós te ajudaremos a entender como fazer os melhores registros ao vivo e assíncronos para que possa trocar com a gente sua produção da melhor forma, em tempo real, em nossa sala virtual de encontros.
Se seu trabalho for em vídeo, som, ou performance, nós te instruiremos como apresentar seus arquivos ou como fazer uma transmissão ao vivo com qualidade.
Como serão os encontros?
Os encontros são adaptáveis e fluídos, mas muito bem estruturados. Sua produção individual será sempre levada em consideração com vistas a maior intensidade e potencialização de sua pesquisa.
Por isso, seguimos três eixos principais, que chamamos de “PPR”:
Produção: você sempre estará neste tempo-espaço do ateliê de arte prática, produzindo e, dependendo do ritmo do grupo, vamos visualizar e discutir a produção de todes ao final de cada encontro. Essa visualização geral nos dará oportunidade para organizar as proposições de práticas a cada semana.
Prática: a partir do compartilhamento do que vem sendo produzido, práticas serão sugeridas para avanço e aprofundamento da produção individual e, eventualmente formando parcerias dentro do grupo.
Repertório: apresentação de referências e discussão com o grupo na medida em que for necessário.
Equipe exclusiva no aplicativo MSTeams: a Uncool Artist tem um lugar especial para as discussões e trocas durante todo o tempo em que você frequentar o Mãos à Obra. Um aplicativo, que consolida nossa sala de encontros online ao vivo, que você pode acessar de seu computador, tablet e celular e onde você pode compartilhar, a todo momento – inclusive nos dias da semana, entre encontros – imagens, vídeos, áudio, texto e documentos em grupo ou em chats privados.
QUANDO? COMO?
Qual a carga horária e quantos serão os encontros?
Cada encontro semanal tem a duração de três horas. Você poderá escolher participar de um encontro avulso, dos quatro encontros do mês* ou se comprometer com o grupo por um semestre (recomendado).
*A participação em encontros avulsos ou por apenas um mês dependerá da disponibilidade de vagas na turma, consulte detalhes na inscrição (abaixo).
Como eu posso participar?
A entrevista inicial de 15 minutos será agendada, após formalização de sua inscrição e antes do primeiro encontro. Para a entrevista, você deverá fazer uma breve apresentação, não precisa ser nada muito complexo, sobre seus interesses e mostrar o que você já faz. Você deverá nos enviar, após confirmação do agendamento, um pequeno PDF, de até 12 Mb organizando imagens, links, etc que tenham a ver com sua pesquisa.
MINISTRADO POR

Andréa Tavares
Vive e trabalha em São Paulo. Desenvolve sua pesquisa poética no atrito entre a memória coletiva e a individual principalmente através do uso dos meios gráficos utilizados como suporte e conteúdo. Obteve o título de mestre (2008) e doutora (2015) em Poéticas Visuais. Coordena o curso de pós-graduação lato sensu Práticas Artísticas Contemporâneas na FAAP onde também leciona disciplinas de linguagens gráficas e metodologia de pesquisa em poéticas visuais nos cursos de Artes Visuais e Produção Cultural.

Darli Nuza
Junto a docência em Artes desenvolve projetos artísticos híbridos entre aquarela café e tecnologias contemporâneas. Doutora em Arte e Tecnologia, com ênfase em mercado de arte tecnológica pelo PPGArte/ UnB. Mestre em Artes com pesquisa em Poéticas Híbridas e graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Montes Claros. Participou de exposições coletivas em instituições como a Caixa Cultural e Museu Nacional da República. Gosta de partilhas e prosa sobre pesquisa e atualmente segue investigando as conexões e discrepâncias sobre mercado de arte, produção poética e tecnologias.

Gabrielle Guido
Nascida no Tocantins e vivendo na Bahia, é Formada em Produção Cultural pela UFBA. Atuou na produção executiva de grandes eventos em Salvador como Carnaval, Festival de Verão, shows e peças teatrais no complexo do Teatro Castro Alves.
Participou da formação do Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação (Labfoto – Facom). Hoje, pesquisa a relação entre memória e território através de arquivos familiares, da cultura popular e oralidade.

Val Schneider
É graduada em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Trabalhou com moda e ilustração e desde 2015 começou a se dedicar a arte. Desde 2014 participa do Programa de Acompanhamento de Artistas com Carolina Paz e do Coletivo 2e1. Desenvolve oficinas de processo criativo em seu atelier onde também participa do Coletivo Pastilha, criado em 2016 com artistas de Erechim. Participou de exposições coletivas como O Lugar do Outro Lugar, 2017, no Espaço Cultural Elefante em Brasília e no Ateliê 2e1 em SP, Personificação, Galeria Hebraica, São Paulo, SP, Vivendo a arte fora do lugar, Galeria Genuína Obra, Porto Alegre, RS, Entre Mundos, Apart Galery, São Paulo, SP, Projeto Interferência no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, Passo Fundo, RS.
INSCREVA-SE JÁ
Matrículas abertas
Escolha a melhor opção de assinatura pra você:
*Nossa operação comercial é baseada nos EUA onde é constituída nossa pessoa jurídica, por isso, no pagamento pelo Paypal há inclusão de taxas referentes à compra internacional.
**Disponibilizamos pagamentos via PagSeguro para quem deseja flexibilizar parcelamentos em até 18 vezes no cartão ou preferem pagar por boleto. No entanto, como essa opção possui taxas maiores para nós, não aplicamos o desconto oferecido para pagamentos via PayPal.
Conheça nossas políticas e consulte nosso F.A.Q.
Em caso de dúvidas, por favor entre em Contato informando o nome do curso no assunto.
Matrículas encerradas. Você tem interesse neste título?
Entre em contato conosco para saber quando será oferecido novamente.