.

Mãos À Obra

Ateliê de Arte Prática da Uncool Artist

Matrículas abertas até 14 de novembro.

APRESENTAÇÃO

De onde vêm as ideias? Talvez seja de um lugar meio nebuloso, às vezes solitário, talvez estranho ou desconhecido. Certezas não funcionam ali. Inquietações e dúvidas sim. Neste espaço, podemos ir para além do previsível, onde é preciso deixar de lado as noções de certo e errado e explorar o “errar”, “talvez” e o “por que não?”. Talvez nos sintamos vulneráveis, mas é aí que podem estar as potências e singularidades que procuramosUma coisa é certa: as ideias surgem quando estamos com a mão na massa, produzindo continuadamente e, especialmente nestes tempos difíceis, fazendo isso juntes. 

PARA QUEM É O CURSO

SOBRE O CURSO

O MÃOS À OBRA – ATELIÊ DE ARTE PRÁTICA DA UNCOOL é um lugar de encontros (online e ao vivo) para a investigação artística formal e poética através de práticas, estímulos e provocações abertas e atentas às diversidades e desdobramentos do fazer de cada participante. 

É um espaço/tempo para você produzir, potencializar o que você já faz ou quer fazer, explorar linguagens diversas, materiais ou técnicas, ampliar seu repertório visual e teórico, conversar e discutir sobre processos artísticos contemporâneos. 

E ter companhia, uma vez por semana, enquanto você está com as mãos na massa. 

As atividades serão propostas e orientadas por artistas e arte-educadores do Corpo Ensinante da Uncool Andréa Tavares, Darli Nuza, Gabrielle Guido e Val Schneider. Educadoras que têm larga e diversa experiência em educação, prática de ateliê e abordagens artísticas que podem impulsionar seus trabalhos e contribuir com sua poética.  

O Mãos à Obra se abre coletivamente e é um espaço que acolhe as multiplicidades da produção de arte contemporânea, articulando saberes e experiências interdisciplinares. As práticas propostas buscam contemplar também condições de trabalhos feitos em pequenos espaços, considerando que muitos artistas estão sem acessar seus ateliês, trabalhando em espaços limitados ou não têm mais seu estúdio por conta da pandemia.  

Neste mesmo sentido, procuraremos também abordar procedimentos e materiais alternativos, buscando aproveitar o que você já tem ou sugerindo opções de mais fácil acesso.   

Não há necessariamente um conteúdo programático fechado e sim, uma metodologia única e robusta que propõe desafios criativos que serão articulados de acordo com as questões e particularidades dos participantes. Sendo assim, começaremos com uma entrevista/conversa individual (online ao vivo) com cada participante para entender sua pesquisa, interesses e experiências.  

Nossa metodologia busca criar uma ideia de percurso, para que cada um reflita sobre suas escolhas materiais e suas circunstâncias de produção. 

ESCOPO

O que vamos produzir?  

Acolheremos neste ateliê livre todos tipos de linguagem e de formas poéticas, de maneira interdisciplinar e expandidae que contemple os interesses de todes 

Quais são os materiais que vamos utilizar 

Não há uma lista pronta. Definiremos juntos (você e nós) a partir da entrevista inicial, das primeiras conversas e a todo momento através dos exercícios que vamos propor. Traga seus materiais, ideias, roteiros, esboços etc. 

Onde acontecem os encontros? 

O Mãos à Obra é 100% online, super dinâmico e participativo. Nós prezamos por alta qualidade da experiência online sem ficar devendo nada às vivências presenciais. Para tanto, é importante que você tenha boa conexão à internet, computadortablet ou celular que tenham boa câmera e bom microfone. E que esses equipamentos sejam o mais confortáveis para você. 

Se seu trabalho pode ser fotografado, nós te ajudaremos a entender como fazer os melhores registros ao vivo e assíncronos para que possa trocar com a gente sua produção da melhor forma, em tempo real, em nossa sala virtual de encontros. 

Se seu trabalho for em vídeo, som, ou performance, nós te instruiremos como apresentar seus arquivos ou como fazer uma transmissão ao vivo com qualidade. 

Como serão os encontros?   

Os encontros são adaptáveis e fluídos, mas muito bem estruturados. Sua produção individual será sempre levada em consideração com vistas a maior intensidade e potencialização de sua pesquisa 

Por isso, seguimos três eixos principais, que chamamos de “PPR” 

Produção: você sempre estará neste tempo-espaço do ateliê de arte prática, produzindo e, dependendo do ritmo do grupo, vamos visualizar e discutir a produção de todes ao final de cada encontro. Essa visualização geral nos dará oportunidade para organizar as proposições de práticas a cada semana.  

Prática: a partir do compartilhamento do que vem sendo produzido, práticas serão sugeridas para avanço e aprofundamento da produção individual e, eventualmente formando parcerias dentro do grupo 

Repertórioapresentação de referências e discussão com o grupo na medida em que for necessário.  

Equipe exclusiva no aplicativo MSTeams: Uncool Artist tem um lugar especial para as discussões e trocas durante todo o tempo em que você frequentar o Mãos à Obra. Um aplicativo, que consolida nossa sala de encontros online ao vivo, que você pode acessar de seu computador, tablet e celular e onde você pode compartilhar, a todo momento – inclusive nos dias da semana, entre encontros – imagens, vídeos, áudio, texto e documentos em grupo ou em chats privados.  

QUANDO? COMO?

Qual a carga horária e quantos serão os encontros? 
Cada encontro semanal tem a duração de três horas. Você poderá escolher participar de um encontro avulso, dos quatro encontros do mês* ou se comprometer com o grupo por um semestre (recomendado). 

*A participação em encontros avulsos ou por apenas um mês dependerá da disponibilidade de vagas na turma, consulte detalhes na inscrição (abaixo). 

Como eu posso participar? 
A entrevista inicial de 15 minutos será agendada, após formalização de sua inscrição e antes do primeiro encontro. Para a entrevista, você deverá fazer uma breve apresentação, não precisa ser nada muito complexo, sobre seus interesses e mostrar que você já faz. Você deverá nos enviar, após confirmação do agendamento, um pequeno PDF, de até 12 Mb organizando imagenslinksetc que tenham a ver com sua pesquisa.  

MINISTRADO POR

INSCREVA-SE JÁ

Matrículas abertas

Nossa operação comercial é baseada nos EUA onde é constituída nossa pessoa jurídica, por isso, no pagamento pelo Paypal há inclusão de taxas referentes à compra internacional.

Disponibilizamos pagamentos via PagSeguro para quem deseja flexibilizar parcelamentos em até 18 vezes no cartão ou preferem pagar por boleto. No entanto, como essa opção possui taxas maiores para nós, não aplicamos o desconto oferecido para pagamentos via PayPal.

Conheça nossas políticas e consulte nosso F.A.Q.

Em caso de dúvidas, por favor entre em Contato informando o nome do curso no assunto.

Matrículas encerradas. Você tem interesse neste título?

Entre em contato conosco para saber quando será oferecido novamente.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos.