.

O QUE É

Através da criação e oferta de projetos de aprendizado orientados a processos colaborativos, a Uncool Artist é uma escola independente 100% ONLINE. Criada pela artista e educadora Carolina Paz em 2018, a Uncool Artist é um desdobramento do Ateliê Coletivo 2e1 – espaço independente sediado em São Paulo, entre os anos de 2010 e 2018 – que foi pioneiro na oferta de cursos de arte remotos no Brasil. 

Agora com sede na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, a Uncool Artist vem se estabelecendo com uma abordagem crítica, provocativa e propositiva, visando analisar, repensar e recontar diferentes narrativas.

Buscamos a produção de conhecimento crítico e criativo que visa empoderar subjetividades, criar novas comunidades e transformar estruturas sociais para que estas sejam mais inclusivas, livres e diversas. Acreditamos que uma educação não burocrática, mais orgânica e sensível é a mais poderosa ferramenta para transformações profundas e reais em uma cultura.

NOSSO CAMINHO

Manter e fortalecer nossa estrutura para que ela seja cada vez mais repleta de oportunidades inovadoras e inspiradoras em diversos setores da cultura e da educação para que pessoas excepcionalmente criativas, de diferentes lugares do mundo, sintam-se verdadeiramente acolhidas e possam se desenvolver de forma plena e sustentável.

Ser a mais empolgante e sólida opção de formação e inserção profissional de empreendedores criativos que desejam atuar em diversos setores da cultura e da educação no mundo.

Valores: 

– Acolhimento das diversidades e respeito à vida

– Convivência afetiva,  generosa e com escuta ativa

– Empoderamento e agenciamento

– Entusiasmo, proatividade e ação

– Produção intensa e intensiva de conhecimento crítico e poético 

– Experiências de aprendizagem baseadas em comunidade

2010 – Nosso começo como o Coletivo 2e1 em São Paulo: 

Estabelecido em 2010, com grupos de estudos e acompanhamento de projetos artísticos, então orientados por Carolina Paz em seu ateliê, o 2e1 era uma ideia, um desejo de convívio e de geração de conhecimento relacionados às produções artísticas contemporâneas.

Em 2012, foram realizados os primeiros laboratórios expositivos e o projeto “Fachada” nos quais vários artistas puderam experimentar suas ideias e compartilhar seus processos criativos.

A partir de 2013, o 2e1 começou a contar com o envolvimento ainda maior de artistas, críticos e curadores de diferentes cidades do Brasil e do mundo. Foram criados projetos especiais como a residência artística “Nômade 2e1” e o de intercâmbio artístico internacional “Aos cuidados de…”. Também em 2013, foi iniciado o programa de formação aprofundada em artes visuais “Vitamina”, que contou com a oferta dos cursos Arte Sonora, Pintura, Gestão de Carreira, História da Arte, Instalação e Performance. Concluído em 2014, o projeto “Vitamina” foi responsável pela implementação de ferramentas de educação a distância síncronas e assíncronas. Elas possibilitaram o acesso de artistas localizados em diferentes regiões do Brasil e do mundo aos conteúdos e discussões gerados nos encontros presenciais.

Foto: Cristina Suzuki, Val Schneider, José Bento Ferreira, Carolina Paz, Renata Huber, Sheila Ortega, Juvêncio Vilhena, em 2014, em reunião via Adobe Connect.

Em 2014, foram iniciadas as primeiras ações 100% a distância do 2e1: “Oficinas” e “Trilha”.

O Coletivo 2e1 não era um lugar físico, delimitado por paredes. Ele era uma rede de trabalho, ocupação, experimentação, convivência e criação de conhecimento em artes visuais.

2018 – Olá New York!

Mudamos de casa, de cidade, de país, de ateliê e de visão. O 2e1 era um formato ainda válido e por isso queríamos preservá-lo. Resolvemos não adaptá-lo e por isso o mantivemos como um documento, um arquivo digital e criamos a Uncool Artist.

Inicialmente uma newsletter, um blog e um canal de Youtube, a Uncool Artist estreou com um email sobre cartas, Sol Lewitt e Eva Hesse, na primeira semana de setembro de 2018.

Oferecemos aulas gratuitas, organizamos uma residência artística, fortalecemos laços que trouxemos de São Paulo e começamos a formar uma nova comunidade.

Convite para o open studio de Lara Perl, no nosso primeiro ateliê em Greenpoint, Brooklyn, NY

2019 – Primeira grade de cursos

Logo no começo de 2019, lançamos nossa primeira grade de cursos 100% online: Ser Artista Hoje, Lygia Clark, Uma Poética Viva, Paulo Freire e A Práxis Artística, Escrever É Preciso, A Arte que Fazemos Na América Latina, Espinosa e a Filosofia do Afeto.

Nossa primeira coleção de cursos

2020 – Utopias e Distopias atmosféricas

Em um ano avassalador para toda humanidade, buscamos ficar mais unidos e mais fortes. O número de colaboradores e participantes em nossos projetos cresceu muito rapidamente. Acolhemos e fomos acolhidos. Começamos a criar nossa “segunda casa” em Salvador, BA.

Começamos a oferecer uma formação gratuita em ensino criativo a distância, o curso Corpo Ensinante.

Lançamento da primeira oferta do curso “Corpo Ensinante” – Agosto/2020

Continuamos a avançar em nossas pesquisas em educação, arte e tecnologia e planejamos integrar novamente as experiências digitais às presenciais tão logo possamos voltar a nos abraçar.

Temos um novo site, lançamos o programa de formação  – ILAP e nossa primeira exposição online está para acontecer. Agora é só chegar junto e nos acompanhar.

QUEM FAZ

MAIS

Entre em contato e informe o assunto no título da mensagem.