.

Statement

Minha produção e pesquisa se desenvolvem ao redor da ideia de escuta, como campo ampliado da arte sonora. O som como matéria para experiência estética me fascina e desafia a continuar desenvolvendo maneiras de amplificar a escuta corporal, não só a dos ouvidos. De fato, que constranger o corpo do outro a perceber som é algo que as avenidas e aviões já o fazem, mas há algo dentro do escopo da percepção sonora corporal que integra e entrecruza os sentidos e o que faço é buscar com certa obsessão maneiras de possibilitar estes momentos de integração.

Entendo que ouvir é uma espécie de tato, e que todos os sons que nos atravessam no dia a dia, deixam memórias sonoras ao longo de todo o corpo. É possível resgatar essas memórias? Como? E o que se faz com as memórias sonoras que percebemos que nosso corpo resgata? Questões como essas permeiam meu processo artístico, sendo força motriz para produzir objetos, instalações, esculturas, peças sonoras, situações, etc, utilizando o som como elemento central.

Bio

Paulista, formado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2017, resido e trabalho atualmente em São Paulo, participo do Programa de Formação de Crítica e Prática em Artes Visuais, International Lab for Art Practices (ILAP), da Uncool Artist, inquieto com as relações físicas e sinestésicas que o Som proporciona. Investigo o Som como matéria, memórias sonoras afetivas, o Tempo como deflagrador do objeto sonoro e a linguagem idiomática.

O objeto sonoro não te pergunta se você quer ouvi-lo. Está no espaço e, independente de nossas vontades, nos acessa. Procuro criar maneiras desse contato se dar de maneira mais profunda, pelas mãos, braços, pernas, tronco, barriga…

Meus trabalhos se apresentam como instalações, instrumentos musicais e esculturas sonoras em diversos tamanhos e formatos que, dentre tantas coisas, propõe maneiras de fazer o corpo “escutar” para além dos ouvidos. Obras que convidam/convocam o público para ativação.

obras

C.A.L.M.A. #1 - Moldura (2020)

Madeira, Alto-Falantes, pré-amplificador, pen-drive, fios 41x41cm 1m57seg