.

Mãos à Obra

Ateliê de Arte Prática da Uncool Artist

APRESENTAÇÃO

De onde vêm as ideias? Talvez seja de um lugar meio nebuloso, às vezes solitário, talvez estranho ou desconhecido. Certezas não funcionam ali. Inquietações e dúvidas sim. Neste espaço, podemos ir para além do previsível, onde é preciso deixar de lado as noções de certo e errado e explorar o “errar”, “talvez” e o “por que não?”. Talvez nos sintamos vulneráveis, mas é aí que podem estar as potências e singularidades que procuramosUma coisa é certa: as ideias surgem quando estamos com a mão na massa, produzindo continuadamente e, especialmente nestes tempos difíceis, fazendo isso juntes. 

PARA QUEM É O ATELIÊ

SOBRE O ATELIÊ

Mãos à obra – Ateliê de arte prática da Uncool é um ateliê coletivo, um lugar de encontros online (ao vivo) para a investigação formal e poética através de práticas e exercícios.

Ateliê Mãos à Obra propõe um programa dividido em módulos temáticos ao redor dos quais serão realizadas as práticas artísticas.

O primeiro módulo terá como tema A COLETA.

Objetos podem ser afetivos, significar, subverter, deslocar ou comunicar uma ideia. Ao coletar e selecionar, articular cores, escalas, acúmulos ou repetições, por exemplo, podemos descobrir pontos de partida e contextos para uma pesquisa. 

Neste ateliê, a COLETA será uma ponte entre experiências subjetivas, proposições poéticas e práticas artísticas. Ela poderá conter objetos encontrados na rua, na natureza, descartados ou guardados nas gavetas; poderá ser do que sua imaginação permitir. Cada participante fará a sua, no seu espaço, do seu jeito e com o que tiver à mão.

MÓDULOS E UNIDADES

Clique nos títulos dos módulos para visualizar detalhes

25/08 – Com Alina Duchrow, Val Schneider e Tharciana Goulart

Explanaremos o programa e a coleta, os materiais, as referências sobre o tema e as orientações sobre os encontros plataforma virtual Microsoft Teams.

01 e 08/09 – Com Val Schneider

Vamos utilizar os objetos coletados para elaborar composições e paletas tendo a cor como elemento disparador; exercitando sua dinâmica no espaço e provocando nosso olhar com um jogo de interações cromáticas.

15 e 23/09 – Com Alina Duchrow

O desenho pode virar coisa, a coisa pode virar desenho. A proposta para essa oficina é, a partir de uma coleta de objetos variados e da observação desses objetos, se aventurar no desenho. Experimentar o gesto, o risco, as marcas, a escala, não para representar algo, mas para  a partir do que se vê criar algo novo e surpreendente.

30/09 e 06/10 – Com Tharciana Goulart

Nestes encontros você conhecerá a técnica de antotipia, que permite registros fotográficos com o uso de pigmentos extraídos de flores, folhas, raízes e frutos. Será apresentada uma contextualização histórica sobre a técnica e seu uso contemporâneo, realizaremos a prática a partir das coletas de cada participante.

13/10 – Com Alina, Val e Tharciana

No encontro final cada participante poderá apresentar sua produção em um momento de troca e conversa sobre as oficinas do Mãos à Obra com o público e as ensinantes. 

Ao término do programa você terá, com mínimos recursos, vivenciado experiências na condução de diversos processos de criação no ateliê, utilizando técnicas variadas, além de acrescentar uma riqueza poética e de significado à sua produção artística.

Recursos e Gestão de tempo

Saiba em quanto tempo você fará este ateliê e quais as ferramentas estão disponíveis para completo aproveitamento e profundo aprendizado.

TEMPO

Todos os cursos da Uncool são pensados para você conseguir fazer no seu ritmo. Nos de ajudamos a não ficar pra trás mas com flexibilidade.

CONTEÚDOS

Este curso tem conteúdos textuais e em vídeo. Também estão programados encontros ao vivo (live). Todo material pode ser acessado no computador, tablet e celular.

Referências

Para cada unidade de conteúdo há uma “folha de questões, provocações e referências” com várias fontes e práticas para você se aprofundar em seus estudos.

PRÁTICAS

Não se engane! Apesar deste ser um curso online ele pode ser super prático. Todas as unidades são acompanhadas de proposições que te colocarão efetivamente em ação.

FÓRUM

Todos nossos cursos contam com um fórum de discussão exclusivo. Ele acumula todo conteúdo produzido por participantes durante o tempo de oferta do curso. Isso significa que mesmo depois que você tenha concluído os estudos, sempre haverão novos conteúdos, referências notícias.

LIVE

Quando você opta pela opção de tutoria*, você terá oportunidade de conversar ao vivo com toda turma do curso em sessões LIVE (através de nossa poderosa ferramenta de videoconferência). Profs da Uncool estão disponíveis para esclarecer todas suas dúvidas sobre o conteúdo e exercícios durante todo o tempo do curso. E você sempre poderá buscar por mais aprofundamento.

*A oferta com tutoria conta o acompanhamento de todo o seu percurso no curso por prof responsável, através de encontros online e fórum, periodicamente. Já na modalidade autoestudo, você acessa todo o conteúdo do curso sem cronograma definido por nós. Ou seja, você pode se matricular agora e começar a estudar já, programando sua agenda de acordo com suas necessidades.

MINISTRADO POR

Alina Duchrow

Alina d’Alva Duchrow nasceu em Fortaleza- CE – Brasil, vive e trabalha em Rabat, Marrocos. Arquiteta e artista visual, fez Pós-graduação em artes visuais pela Universidade Alanus Hochschule, Bonn, Alemanha (2010) e graduou-se em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo – EESC USP (1996). Atualmente é doutouranda do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UNB. Participou de exposições coletivas, individuais, performances e residências artísticas em diversos países. Como artista tem utilizado o vídeo, a fotografia, a performance, o desenho e instalações em espaços públicos e privados. Na maioria das vezes o trabalho tem como foco um contexto local, um ponto de partida que vai gerar ferramentas e insights sobre como lidar com o tempo, o espaço e o outro

Tharciana Goulart

É professora colaboradora no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no curso de Licenciatura em Artes Visuais. Doutoranda em Artes Visuais (PPGAV/UDESC), com Mestrado e Graduação na mesma linha e instituição. Realiza pesquisas sobre Processos Fotográficos Históricos, com enfoque sobre as técnicas de cianotipia e antotipia. Pesquisa também as relações entre coleções de professores artistas e o Ensino das Artes Visuais.

Val Schneider

É graduada em Artes Visuais pela Universidade de Passo Fundo no Rio Grande do Sul. Trabalhou com moda e ilustração e desde 2015 começou a se dedicar a arte. Desde 2014 participa do Programa de Acompanhamento de Artistas com Carolina Paz e do Coletivo 2e1. Desenvolve oficinas de processo criativo em seu atelier onde também participa do Coletivo Pastilha, criado em 2016 com artistas de Erechim. Participou de exposições coletivas como O Lugar do Outro Lugar, 2017, no Espaço Cultural Elefante em Brasília e no Ateliê 2e1 em SP, Personificação, Galeria Hebraica, São Paulo, SP, Vivendo a arte fora do lugar, Galeria Genuína Obra, Porto Alegre, RS, Entre Mundos, Apart Galery, São Paulo, SP, Projeto Interferência no Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, Passo Fundo, RS.

INSCREVA-SE JÁ

Matrículas abertas

Escolha a melhor opção de pagamento pra você:

R$ 640

 À vista

Chave: matricula@uncoolartist.com
QRcode:

Preencha o formulário para conrfimação do pagamento:

Para gerarmos seu boleto precisamos coletar as seguintes informações:

*Aguarde, você receberá as instruções para efetuar o pagamento através do e-mail informado.

 

Cartão de crédito em:

* Em caráter especial esta oferta tem sua operação financeira no Brasil, visto que faz parte de uma iniciativa de captação de recursos para financiamento de bolsa de gratuidade e subsídios para artistas brasileires participarem do International Lab for Art Practices Brazil.  
 
** O pagamento estará em nome de Gabrielle Guido, representante do projeto e integrante da equipe da Uncool Artist. Se tiver dúvidas entre em contato via email (gabrielleguido@uncoolartist.com) ou pelo WhatsApp +55 71 9 8353-5018.
 

*** Cancelamento apenas se o curso não tiver sido acessado. Conheça nossas políticas e consulte nosso F.A.Q.

Em caso de dúvidas, por favor entre em Contato informando o nome do curso no assunto.

Matrículas encerradas. Você tem interesse neste título?

Entre em contato conosco para saber quando será oferecido novamente.

Aproveite e assine a nossa newsletter para ter acesso a conteúdos exclusivos.