Statement

Nasci em Guarulhos-SP, atualmente vivo e trabalho em Goiânia-Go. Sou graduado em licenciatura em Artes Visuais pela universidade federal de Goiás. Nas minhas criações em arte utilizo as mídias de fotografia, gravura, desenho e escultura.

No dia-a-dia observo a cidade, as ocupações existentes e os deslocamentos causados pela estada do corpo humano dentro dos espaços. Me interesso pelas paisagens efêmeras em forma de ‘’esculturas’’ nascidas no processo de consumo e descarte de materiais no espaço urbano.

O processo de existência, resistência, trabalho, deslocamento e as pequenas paisagens existentes dentro anoitecer e amanhecer dos cotidianos, são caminhos constantemente percorridos por mim em meu fazer artístico.

Situo minha pesquisa e seus desdobramentos em um processo contínuo de observação dos gestos humanos na cidade. Parto da fotografia como mídia principal nos desdobramentos da minha pesquisa enquanto artista e cidadão brasileiro que vive, existe e experimenta as metrópoles.

Bio

Carlos Monaretta é artista visual e pesquisador. Licenciado em artes visuais pela FAV-UFG. Desde 2016 vem participando de exposições em instituições públicas e privadas. Em sua trajetória teve como formações complementares laboratórios de acompanhamento crítico com Marcio Harum no instituto Adelina SP e acompanhamento de processos artísticos na Casa Voa.  Participa do programa de formação internacional em práticas artísticas na Uncool Artist. Em 2018 recebeu menção honrosa na Bienal do SESC, Brasília-DF. No mesmo ano participou da Residência artística no projeto Trampolim. Em 2019 foi premiado na categoria fotografia no 24° Concurso SESI Arte Criatividade, Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia-GO.

obras

Sem Título, 2020.

Da série ‘’Retratos’, Grafite sobre papel, 50 x 35 cm cada.